SQL Operations Studio (preview) primeiras impressões

Fala galera, saindo do forno essa novidade sensacional, a Microsoft anunciou essa semana o SQL Operations Studio na versão preview, ou seja, versão para nos divertimos até a release final.

Bom, o que é e qual a finalidade do SQL Operations Studio? A primeira vista eu pensei em ser o substituto do nosso velho e maravilhoso SSMS(SQL Server Managment Studio), mas no primeiro momento foi um equivoco (Quem sabe no futuro), o SQL Operations Studio veio com a ideia de ser mais uma opção de operar e gerenciar o SQL Server, porém ele vem com mais novidades, ele será suportado na platadorma Windows, Linux e MacOS e com o código aberto para comunidade.

Inicialmente o Sqlopsstudio vem com a capacidade de gerenciar SQL Server, SQL Database e o SQL Data Warehouse e a ferramenta será suportada nas plataformas Windows, MacOS e Linux.

Bom sabemos que no Linux e no MacOs o nosso poderoso SSMS não é suportado, então esse cara vem com a ideia de ser uma ferramenta leve e multiplataforma e o que eu acho mais legal de tudo ele é open source, podemos baixar seu código do GitHub e brincar na nossa máquina e contribuir para essa ferramenta abrindo novas Issues no GitHub.

Deixa eu falar um pouco das minhas primeiras impressões dessa ferramenta.

overview_screen

Imagem retirada de: https://github.com/Microsoft/sqlopsstudio

A primeira imagem que vemos é um dashboard customizado com informações do query store de alguns bancos, então da pra ver que temos alguns visuais novos.

Podemos também customizar nossos próprios dashboards:

https://docs.microsoft.com/en-us/sql/sql-operations-studio/tutorial-build-custom-insight-sql-server

De primeira impressão então temos um visual completamente moderno, bem diferente do que estamos acostumados no SSMS, ok o SSMS vem mudando um pouco seu visual também nas novas versões.

dash

Esse é um print do Sqlopsstudio na minha maquina, onde podemos ver que já estou utilizando o tema dark (Yeah i love it), no circulado em amarelo temos as minhas conexões com as minhas instancias do SQL Server parecido com o Object Explorer do SSMS, temos uma opção de criar grupos de servidores separador por cor o que é bem legal para diferenciar PROD de DEV, porém dentro temos apenas 3 itens:

  • Databases
  • Security
  • Server Objects

E 5 opções de ação ao clicar no batão direto do mouse:

  • Manage
  • New Query
  • Disconnect
  • Delete Connection
  • Refresh

No circulado em verde no canto superior temos algumas opções, onde encontramos os servidores registrados, histórico de tarefas, editores de código, buscador e controle de código onde poderemos utilizar todo o suporte do GIT.

No circulado em vermelho é o dashboard padrão ao clicarmos em Manage na instancia selecionada, temos algumas coisas legais inicialmente como: Informações da instancia, tarefas que posso executar, lista de banco de dados, status dos backups (isso é bem legal) e um gráfico com o tamanho de cada banco de dados que também achei bem legal.

Mais algumas coisas legais na parte de query:

Screen Shot 11-18-17 at 01.46 AM

Posso transformar o resultado da minha query em um gráfico facilmente, assim como já tem as opções de salvar em CSV, EXCEL e JSON direto do resultado gerado pela query, coisa que no SSMS era apenas possível salvar em CSV e no 2016 via comando para JSON.

Screen Shot 11-18-17 at 01.56 AM

Uma das coisas que NÃO gostei foi o Explain (Execution Plan), está utilizando aquele modelo que parece com o que estava no antigo portal do Azure, particularmente prefiro o Execution Plan do SSMS, de momento é apenas o plano estimado ainda não possuí opção para ver o plano realizado, por default temos uma aba com o Top operations que seria equivalente ao comando “set statistics profile on”.

Talvez uma das novidades mais surpreendente, além de ser open source e multi plataforma:

Screen Shot 11-18-17 at 01.52 AM

A ferramenta também terá suporte para outros editores como: Bash, JSON, Python, R, Ruby… Achei super legal essa ideia, tudo isso vem herdado provavelmente do Visual Studio Code que também é uma ferramenta open source da Microsoft.

Screen Shot 11-18-17 at 02.02 AM

Temos também um terminal de powershell integrado no ambiente.

Bom pessoal, tem bastante coisa nova que ainda estou explorando, então minhas primeiras impressões para essa versão preview são:

  1. Não vejo como futuro substituto do SSMS.
  2. Design renovado, gostei do primeito contato.
  3. Open source e multi plataforma SENSACIONAL.
  4. Foco maior para desenvolvedores, muitas features administrativas não estão inclusas na interface gráfica:
    1. SQL Server Agent
    2. Management
    3. Replication
    4. Exports
    5. AlwaysOn
    6. SSIS…DIFF
  5. Intellisense mais intuitivo e code snippets ficou bem legal.
  6. Integração com o GIT, desenvolvedores irão adorar.
  7. Novas opções na saída da query para Gráfico, CSV, EXCEL e JSON.
  8. Dashboard customizável.
  9. Explain do antigo portal do Azure, não gostei.
  10. Terminal powershell integrado, gostei dessa.
  11. Tarefas administrativas apenas restore, backup e gerenciamento de logins via interface gráfica.

No geral gostei da iniciativa da Microsoft focando bastante no mundo open source e multi plataforma, como é apenas a versão preview acredito que venha muita coisa pela frente, nós continuamos com nosso poderoso SSMS para tarefas administrativas do dia a dia, o Sqlopsstudio pode ser uma alternativa legal para quem trabalha mais focado em código.

É isso galera, esse foi meus primeiros contatos com o SQL Operations Studio preview, vamos aguardar o que vem por ai, obrigado e até a próxima.

Referências:

https://docs.microsoft.com/en-us/sql/sql-operations-studio/what-is

https://github.com/Microsoft/sqlopsstudio

https://blogs.technet.microsoft.com/dataplatforminsider/2017/11/15/announcing-sql-operations-studio-for-preview/

Reginaldo Silva

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s